Feliz dia da Mulher

 Quem é que foi realmente pesquisar e entender o porque de celebrarmos este dia com mais afinco do que o dia de um santo qualquer? 

Eu faço-o, e faço-o todos os anos e posso dizer que todos os anos aprendo uma coisa nova. Mas a verdade é que hoje em dia mais ninguém celebra o dia da mulher pelo seu significado (conquista pela igualdade de gênero, condições dignas de vida e trabalho, Clara Zetkin, voto feminino, 125 mulheres mortas na fabrica de Triangle Shirtwaist, etc) e sabem que mais? durante muitos anos o dia da mulher não tinha uma data especial para ser celebrado.

Tudo isso me traz um misto de pensamentos, o dia da mulher na atualidade representa as conquistas individuais de cada uma de nos, porque nos somos a continuidade do trabalho, esforço e luta de milhares de mulheres que viveram há centenas de anos atras, é minha luta, a luta da minha mãe, a luta da minha avó, da minha bisavó e da mãe dela e da avó dela e por ai fora.

Então cada uma de nos hoje deve celebrar se a si mesma, porque é a continuidade na historia, é o presente da luta de ontem, e a inspiração das mulheres de amanhã.

Feliz dia para mim, que não vivo para me encaixar numa sociedade criada pelo homem, feliz dia para mim que luto pela justiça e igualdade quer esteja no trabalho, no supermercado, num bar ou em casa, feliz dia para mim que tenho a capacidade de fazer um excelente trabalho e ainda conseguir lavar a roupa, estender, lavar a loiça, aspirar e arrumar a casa na minha hora de almoço, feliz dia para mim que naquela semana do mês levanto me da cama mesmo com a sensação de que alguém me está a rasgar o útero e vou trabalhar com um sorriso na cara, feliz dia para mim que estou presente na vida das mulheres que me rodeiam para as apoiar e ouvir sempre que precisam mesmo que o meu coração esteja em pedaços, feliz dia para nós.

Sou dona de mim e do meu destino, sou fruto de uma mulher guerreira e quero que a minha filha tenha uma vida mais fácil que a nossa.

Comentários

Mensagens populares