Medo de Errar

 O que é "certo" e o que é "errado"?

Todos já refletimos na vida sobre isto, mas a questão que se impõe é, fazemos a nossa vida com base nestes princípios? 

Desde muito nova sabia quais eram as coisas certas e erradas, cresci com exemplos que me moldaram, tanto a mim como o meu caráter. Não quer dizer que não tenha errado na vida. 

Por volta dos meus 20 anos quando saí da casa da minha mãe, ela tornou-se muito obsessiva quanto as minhas escolhas e quanto ao que fazia e como fazia, "não quero que erres, não quero que te arrependas".

E desde há 10 anos atrás que tenho vindo a ter conversas com ela neste sentido, porque percebi algo essencial para evolução. Errar é necessário. É do erro que vem a aprendizagem, a experiencia. É o erro que nos torna pessoas melhores. 

Obviamente isto não vale para todos, porque há pessoas acomodadas, donas da razão, orgulhosas, ou simplesmente infantis.

É muito mais complexo definir o porque de as pessoas reagirem as adversidades de diferentes formas, há todo um historial por trás de tudo o que fazemos.

Por mais dor e sofrimento que o erro nos possa trazer, é necessário errar, por vezes erramos por seguirmos a nossa intuição e não nos responsabilizamos pelo nosso erro, outras vezes erramos porque achamos que fomos induzidos em erro, e está tudo bem.

Não está escrito em lugar nenhum que ao errarmos somos as piores pessoas no planeta, nem que se magoarmos alguém de alguma forma não podemos tentar redimir-nos.

Ao errarmos, aprendemos, sempre! Basta parar e observar, na nossa memória, voltar atrás no tempo e tentar perceber o porquê, quem afetamos, como as pessoas reagiram ao que aconteceu, quais foram as consequências e daí podemos tirar mil e uma conclusões e saber o que fazer numa próxima situação semelhante. Mas isso não é garantia que não voltaremos a cometer os mesmos erros.

No entanto o titulo é "Medo de Errar" e isto, dentro do erro, é um assunto bastante diferente. Se sentimos medo de errar é porque ainda não erramos, é porque estamos perante várias escolhas e nos sentimos obrigados a escolher e aí o medo aparece, "e se não correr bem?" pois bem, se não tentares nunca irás saber.

Tenta, arrisca, aprende, se correr mal? Não faz mal, redime-te, dá tempo e tenta diferente! O medo não passa de um peso na vida e o erro faz parte de nós como ser humanos, devemos aceita-lo pois sem ele não existe evolução. 

Pessoalmente, não vejo o erro de forma negativa, mas vejo o medo como uma ancora presa a evolução.

Não nasci para ter medo ao ponto de me prender na vida, nasci para arriscar, em tudo na vida, talvez seja por isso que me dizem que sou "intensa" mas a realidade é que sou, aprendi a arriscar, muitas vezes tive muito por isso, outras perdi e está tudo bem, voltarei a arriscar mais um milhão de vezes enquanto estiver viva e estarei cá para colher os resultados, sejam quais forem. 

O que nunca serei é prisioneira do medo.

Comentários

Mensagens populares